Projetos

Projetos

Descrição:
Processo de investigação e identificação das áreas de competência e limitações, por meio de entrevistas, observação e, quando necessário, avaliações específicas da área da saúde.

Objetivos:
Determinar quais os alunos que serão inseridos na APAE e aqueles que deverão ser encaminhados para atendimentos na comunidade.

Público alvo:
Crianças, jovens e adultos encaminhados por médicos, escolas regulares ou por iniciativa dos pais.

Período de realização:
No período de janeiro a dezembro de 2013. Foram contempladas quatro horas semanais para realização da avaliação multidisciplinar.

Descrição:
Observação das potencialidades e limitações, e/ou Aplicação dos testes psicológicos.

Objetivos:
Classificar quanto ao desempenho intelectual e deficiência dos examinados, e identificar áreas de competências e limitações do funcionamento adaptativo.

Público alvo:
Alunos já inseridos na APAE e crianças, jovens e adultos encaminhados por médicos, escolas regulares ou iniciativa dos pais.

Período de realização:
No período de janeiro a dezembro de 2013. Foram contempladas duas horas por semana para realização da avaliação psicológica.

Descrição:
Consiste na exposição do ponto de vista específico da área de cada profissional da equipe multidisciplinar sobre a pessoa que está sendo avaliada ou do aluno já inserido na APAE.

Objetivos:
Discutir, integrar resultados das avaliações, concluir elaborando diagnóstico, prognóstico e plano de atendimento daqueles que serão alunos da APAE; definir se o aluno precisa ser inserido na APAE ou encaminhado a outros serviços da comunidade; ou pontuar problemas e sugerir mudanças de abordagens para melhorar a forma de conduzir o trabalho com o aluno que já está inserido.

Público alvo:
Crianças, jovens e adultos encaminhados por médicos, escolas regulares ou iniciativa dos pais, e também os alunos da APAE.

Descrição:
Exposição escrita de documentos como relatórios, encaminhamentos e orientações sobre fatos e/ou análise dos resultados relativos à avaliação ou evolução dos alunos da APAE.

Objetivos:
Informar à família, à escola, conselho tutelar e juiz de direito os resultados, conclusões, encaminhamentos ou evolução dos alunos, subsidiados em dados colhidos e analisados à luz de um instrumental técnico (teste, entrevista, observação, intervenção verbal etc.).

Público alvo:
Crianças, jovens e adultos encaminhados por médicos, escolas regulares ou iniciativa dos pais, e também os alunos da APAE.

Descrição:
Apresentação da análise dos resultados da avaliação multidisciplinar à família e/ou escola.

Objetivos:
Esclarecer aquilo que percebemos como sintomas, obstáculos e possíveis causas das dificuldades apresentadas, baseados em fatos concretos e pontuais.

Público alvo:
Pais ou responsáveis pelo aluno e/ou escola.

Descrição:
Atendimento aos pais ou responsáveis dos alunos da APAE.

Objetivos:
Orientar os pais ou responsáveis para que possam solucionar seus problemas utilizando-se de seus recursos pessoais, ativando os núcleos saudáveis, para modificação de comportamento e ajustamento familiar, por meio de aconselhamento psicológico ou de atendimento psicoterápico.

Público alvo:
Pais ou responsáveis pelo aluno

Descrição:
Atendimento ao aluno por meio de aconselhamento psicológico ou atendimento psicoterápico ou comunicação aumentativa/alternativa.

Objetivos:
Dar suporte psicológico ao aluno, a fim de que ele possa desenvolver suas potencialidades e resolver suas dificuldades utilizando melhor os seus recursos pessoais.

Público alvo:
Alunos da APAE.

Descrição:

Objetivos:
Realizar intervenções no grupo para estimular habilidades cognitivas, comunicacionais, psicomotoras, afetivas e sociais, e orientar os professores.

Público alvo:
Alunos das salas de estimulação precoce I e II.

Descrição:
Atendimento ao professor e demais funcionários, que estejam de alguma maneira, relacionados com o aluno, utilizando-se de princípios e técnicas da Psicologia.

Objetivos:
Oferecer suporte psicológico e orientações psicopedagógicas.

Público alvo:
Professores e demais profissionais da escola.

Descrição:
Processo pelo qual se dá a preparação e a formação do aluno para o mundo do trabalho, com a participação dos mesmos em oficinas e estágios em empresas da comunidade.

Objetivos:
Preparar, qualificar profissionalmente e inserir o aluno no mundo do trabalho.

Público alvo:
Alunos a partir de 14 anos.

Descrição:
Consiste em promover ações juntos aos alunos da APAE, motivando-os a se manifestarem sobre assuntos como autodefensoria, afetividade, sexualidade, ética, cidadania, saúde, transporte, lazer, trabalho e outros.

Objetivos:
Capacitar e empoderar a pessoa com deficiência e sua família, para que sejam cada vez mais protagonistas de si mesmo e de seu futuro, dando-lhes voz e incentivando sua participação ativa no movimento.

Público alvo:
Pais e/ou responsáveis e os alunos da APAE.

Descrição:
Consiste em visitas da equipe multidisciplinar às casas, escolas comuns, e/ou empresas para oferecer assessoria técnica aos alunos e profissionais.

Objetivo:
Adequar as condições de acessibilidade arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal, promovendo a inclusão do aluno com deficiência, através de orientações, palestras, etc.

Público Alvo:
Alunos da APAE, do ensino comum ou ex-alunos da APAE incluídos.

Descrição:
Reuniões da equipe técnica com a diretoria.

Objetivo:
Discutir assuntos técnicos e administrativos.

Público Alvo:
Equipe técnica e diretoria.

Descrição:
Consisteempalestras sobre determinados temas relativos à psicologia.

Objetivo:
Informar e orientar outros profissionais sobre assuntos específicos a área da psicologia.

Público Alvo:
Funcionários da APAE, de outras instituições e empresas da comunidade, equipe técnica e diretoria.

Descrição:
Participação da equipe técnica nos cursos:

  • Ensinando matemática para crianças com autismo e alfabetização fonética
  • Ensinando autocuidado às pessoas com autismo por meio do método estruturado e análise de tarefas


Objetivo:
Treinar os profissionais da equipe técnica que lidam com os autistas no aprendizado da leitura, da escrita e da matemática, e auxiliar no treinamento/aprendizado das habilidades necessárias, tais como escovar os dentes, usar o banheiro, vestir-se, alimentar-se, etc.

Público Alvo:
Equipe Técnica.

Descrição:
Entrevista ao candidato a serviços de voluntários na APAE.

Objetivo:
Identificar as áreas de competência e limitações do candidato, por meio de entrevistas e observação.

Público Alvo:
Pessoas da comunidade.

Descrição:
Evento realizado para exposição do trabalho feito com os alunos/usuários da Estimulação Precoce I e II, e ensino fundamental bem como a evolução de cada um deles, com explanação dos serviços e exposição de fotoetnografia.

Objetivo:
Aproximar a família da rotina escolar; estreitar os vínculos; aumentar a participação da família na escola e demonstrar o trabalho realizado com seus filhos na APAE.

Público Alvo:
Familiares dos alunos/usuários da APAE.