Institucional
Nossa história
A APAE São Lourenço ocupa um lugar de destaque no cenário nacional pela sua história de pioneirismo como primeira APAE de Minas Gerais e a segunda do Brasil.
O que fazemos?
Incentivamos a felicidade. Queremos mais do que ajudar, atuamos para incentivar o desenvolvimento individual da pessoa com deficiência e melhorar sua qualidade de vida em todos os momentos.
Seja voluntário
Tire aquele velho plano da gaveta e informe-se sobre instituições que precisam de voluntários. Há milhares de pessoas cujo maior presente seria um pouquinho da sua atenção e carinho.
Educação
Propostas da APAE para o campo educacional
- Ofertar o percurso escolar para alunos com deficiência intelectual e multipla
- Desenvolver com os alunos a consciência de seus deveres e direitos, tornando-os agentes transformadores para atuação numa sociedade democrática;
- Envolver o aluno no processo ensino-aprendizagem, como agente no processo de construção e condução do saber;
- Desenvolver com o aluno o conceito de pessoa como sujeito de sua história, livre e capaz de conceber-se, num projeto de transformação social e que, consciente de sua situação histórica, age e interage de forma crítica, sendo capaz de ser solidário, fraterno, de amar e ser amado, e reconhecendo para suas semelhantes igualdades de direitos, deveres e oportunidades;
- Tornar o aluno membro da sociedade onde ele exercite os valores de liberdade, justiça e dignidade, contribuindo para que a sociedade conceba a participação como alicerce da prática democrática, igualitária, sem discriminação de raça, cor, sexo, estigmas, ideologia, credo religioso e outras situações de discriminação;
- Preparar o aluno para o desafio do trabalho a fim de exercer suas atividades num processo histórico e de participação comunitária;
- Proporcionar ao aluno exemplos de vida comunitária e fraterna por meio de vivência e ações de toda a comunidade educativa;
- Proporcionar ao educando uma formação integral, como elemento de auto-realização, preparação para o trabalho e a formação básica como cidadão, mediante o exercício efetivo dessa condição, numa perspectiva de aprender a aprender sempre
- Prever e prover Projeto Político Pedagógico, de forma a contemplar os princípios da educação inclusiva, garantindo o acesso, a permanência e o sucesso de todos os alunos.
Programas
- Acessibilidade
- Conselho de classe
- Inclusão assistida
- Plano de desenvolvimento individualizado
- Núcleo de atendimento ao autista
- Emprego apoiado
Objetivo:
Consistiu em oferecer assessoria às escolas comuns no que diz respeito a melhorar as condições de acessibilidade arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal, promovendo a inclusão do aluno com deficiência em todos os espaços educacionais e sociais.
Público alvo:
Todos os alunos da APAE
Recursos humanos:
Psicolologo, fonoaudiologo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, pedagogo e professores
Objetivo:
Reuniões de equipe pedagógica com o objetivo de acompanhar, debater e avaliar o desenvolvimento e o desempenho escolar dos alunos, durante o bimestre, além de propor mudanças de abordagens, caso seja necessário
Público alvo
Alunos em escolarização
Recursos humanos:
Pedagogo e professores
Objetivo:
Consiste em visitas da equipe multidisciplinar à escola comum efetivando orientações psicopedagógicas à escola, quanto aos procedimentos relativos ao processo ensino-aprendizagem e de toda rotina escolar dos alunos Incluídos na rede comum de ensino.
Faixa etária:
3 a 21 anos
Recursos humanos:
Psicologo; pedagogo; fonoaudiologo; fisioterapeuta; terapeuta ocupacional e professor
Objetivo:
Consistiu em um conjunto de metas elaboradas a fim de orientar os professores em seu planejamento diário atendendo a especificidade individual de cada aluno e as estratégias educacionais visando a melhoria da sua funcionalidade, aprendizado com experiências, autonomia e independência.
Faixa etária:
0 a 21 anos
Público alvo:
Alunos em escolarização
Recursos humanos:
Pedagogo e professores
Objetivo::
É um programa especial de educação talhado para as necessidades individuais de aprendizado da criança autista, baseado no desenvolvimento de uma rotina estruturada, com o objetivo de treinar a desempenho do aluno para a aquisição de hábitos aceitáveis e apropriados; aumentar o funcionamento independente; diminuir a ansiedade e agressividade; ensinar a relação entre causa e efeito; incentivar a comunicação; promover clareza e sinalização do ambiente e tarefas.
Faixa etária
3 a 65 anos
Público alvo
Alunos em processo de escolarização
Recursos humanos:
Psicolologo, fonoaudiologo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, pedagogo e professores
Objetivo::
O Programa consiste no apoio aos aprendizes nas organizações comerciais, visando o acompanhamento, supervisão, avaliação do seu desempenho profissional
Público alvo:
Alunos da APAE
Recursos humanos:
Psicóloga, assistente social, pedagogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo